Cuidar da saúde das mamas deve ser uma questão tão importante quanto qualquer outra área médica para as mulheres. Ao atingir uma certa idade, essa preocupação se torna constante e muitos questionamentos são feitos sobre qual método de análise e exame deve ser realizado. Por isso, iremos explicar agora quando e como deve ser realizado a mamografia e o exame de toque.
Para simplificar, o exame de toque pode ser realizado em casa. Este exame é realizado ao tocar as mamas com os dedos, de forma delicada para fazer uma pré-identificação se há existência de nódulos nos seios. O ideal é que cada mulher conheça as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração do autoexame.
A realização é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. O autoexame é feito sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.
O exame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada. Siga as seguintes instruções para o autoexame: em frente ao espelho: Posicione-se em frente ao espelho; observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos; coloque as mãos na cintura fazendo força; coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo; pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
Caso você faça o autoexame em pé (pode ser durante o banho): Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça; com a mão direita esticada, examine a mama esquerda; divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas; sinta a mama; faça movimentos circulares, de cima para baixo; repita os movimentos na outra mama. Deitada: coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita; sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);depois apalpe as axilas;inverta o procedimento para a mama esquerda.
Já o exame de mamografia, ao atingir a idade posterior a 40 anos, a mulher deve realizar este exame anualmente para verificar a saúde das mamas. Por meio deste exame detalhado, o ginecologista pode identificar e diagnosticar alterações nas mamas, assim como o câncer de mama.
A mamografia é um exame que faz a captura de imagens radiográficas das mamas por meio de um aparelho e, ele pode ser feito de dois tipos. Mamografia de rasteio – faz parte dos exames de rotina, é usada para procurar sinais de câncer de mama em mulheres que não tem sintomas da doença. O médico compara o resultado do exame mais recente com os anteriores para ter um histórico de alterações nos seus seios.
Mamografia de diagnóstico – é feita para investigar quando há suspeita de câncer de mama. As imagens de alta qualidade do exame ajudam o médico a identificar tumores que ainda estão pequenos demais para serem sentidos durante o exame de toque.
Na mamografia, o profissional que irá realizar ajudará a paciente a posicionar as mamas no suporte da máquina, que fará uma leve pressão (o que pode causar um pouco de desconforto), e capturará as imagens em alta resolução. Esta imagem será analisada e encaminhada para o seu médico.
É importante frisar que o exame de mamografia é indicado a partir de uma certa idade, no entanto, casa haja incidência de casos de câncer de mama na família ou outras alterações nos seios, o médico pode solicitar o exame. Portanto, a paciente deve consultar o ginecologista periodicamente, conversar e tirar todas as dúvidas antes de realizar o exame.
Fonte: https://www.gineco.com.br/saude-feminina/exames-de-rotina/autoexame-das-mamas