Os exames de imagem vêm sendo utilizados pela medicina para análise de áreas do corpo humano há muitos anos. Como já sabemos, estes procedimentos usam tecnologia associada a aparelhos modernos para capturar imagens de regiões corporais, que, posteriormente, serão avaliadas por médicos especialistas.
Mas por quê tão importantes para nossa saúde? Esses procedimentos auxiliam os profissionais da saúde em análises mais profundas do corpo humano e, por meio das imagens capturadas pelos exames, conseguem avaliar com mais clareza a situação em que se encontra o paciente, aumentando as chances de um diagnóstico mais preciso.
Para a medicina, os exames de imagens são uma ferramenta primordial para diagnosticar fraturas, determinadas doenças e condições do corpo humano. Através destes procedimentos, a medicina pode evoluir e a qualidade de vida dos seres humanos, consequentemente, foi ampliada por esses avanços.
Os principais exames de imagem utilizados para diagnósticos de patologias são: raio-X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Cada um deles possui suas indicações de acordo com o que se espera avaliar com o procedimento.
Raio-X
Realizado para detecção de fraturas em ossos ou infecções pulmonares, o raio-X emite radiação como forma de obter imagens internas do corpo humano. É um procedimento rápido, muito utilizado em hospitais de pronto atendimento.
Ultrassonografia
A ultrassonografia é amplamente utilizada para avaliar músculos, veias, artérias e órgãos. Pode identificar tumores, placas de gordura e cálculos renais. Destaca-se a importância da ultrassonografia em mulheres grávidas, que devem realizar esse exame de imagem ao longo de toda a gestação para verificar a saúde do bebê.
Tomografia Computadorizada
É indicado para diagnóstico de pequenas lesões no cérebro, em ossos e no coração, assim como detecção de tumores e nódulos.
Ressonância Magnética
É um procedimento altamente seguro e indicado para análise detalhada de ossos, órgãos e sistema vascular.
Utilizar os exames de imagem é indispensável para avaliar as possibilidades e diagnosticar corretamente o paciente, o que significa ampliar as opções de tratamento de forma mais específica e certeira. Desta forma, as chances de resultados satisfatórios são maiores para os pacientes.
Vale lembrar que todo e qualquer procedimento para diagnóstico de imagem deve ser indicado por seu médico, após consulta especializada, e realizado por laboratórios capacitados e seguros. Para saber mais sobre os exames por imagem, consulte a Vital Diagnóstico por Imagem.